terça-feira, 12 de setembro de 2017

COMPORTAMENTO: É CORRETO DAR ESMOLAS?

Devemos dar esmolas?

Por Nathália Braga
Resultado de imagem para Dar esmola não ajuda em nada

“A indiferença é a forma contemporânea da barbárie. É preferível dar porque, às vezes, o que você dá é a diferença entre ter ou não uma oportunidade. Ainda que seja só a oportunidade de comer.” Rita Amaral, doutora em antropologia social pela Universidade de São Paulo.

“Acho errado. Esmola vicia e leva a pessoa a viver na condição de se acomodar com o pouco que recebe.” Içami Tiba, Psiquiatra, educador e autor de quem ama educa.

Resultado de imagem para Dar esmola não ajuda em nada“Depende. Nunca dou dinheiro, mas pago uma refeição. Solidariedade é um dever ético – repartir uma porção do que tem com um amigo em dificuldade é o princípio bíblico do dízimo.” Frei Betto, Teólogo e escritor.

“Não. A esmola pode aliviar situações de extrema necessidade, mas não contribui para transformar a condição de miserabilidade dos pedintes.” Waldir Mafra, da care Brasil, Ong que combate a pobreza.

“As pessoas acham que mendigo gosta de pedir, mas eu não gosto. Sei que esse não é o único jeito de viver, mas ainda não vejo outra saída. Se mais gente me ajudasse, talvez eu saísse dessa situação.” Carla, moradora de rua.

Resultado de imagem para Dar esmola não ajuda em nada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre isso?

FAKE NEWS: DOMINANDO O CENÁRIO JORNALÍSTICO?

Um Brasil dividido e movido a notícias falsas: uma semana dentro de 272 grupos políticos no WhatsApp Reportagem buscou entender a lóg...