terça-feira, 4 de julho de 2017

CELULAR: COMO LIBERAR ESPAÇO NA MEMÓRIA

8 formas de liberar espaço no Android

POR ROBERTO HAMMERSCHMIDT

Com o crescimento da quantidade de aplicativos disponíveis para Android – e também do tamanho que eles ocupam na memória dos dispositivos –, é natural que os aparelhos comecem a ficar entulhados de programas que muitas vezes nem são tão necessários.

Some isso a músicas, fotos, vídeos e todos os tipos de arquivo que podem ser armazenados no seu aparelho e você terá problemas mais cedo do que imagina com a disponibilidade de espaço.

Mas o Android permite a você eliminar facilmente todos esses bytes acumulados de diversas formas diferentes. Se você não quer mais lixo aglomerado no seu dispositivo, então confira oito maneiras de limpar espaço em seu smartphone ou tablet.

1. Desinstale aplicativos

A maneira mais simples de obter espaço é através da desinstalação pura e simples de jogos e aplicativos. Para isso, você deve acessar as Configurações do Sistema e, em seguida, a opção Aplicativos.


Clique no nome dos aplicativos que você deseja eliminar para depois clicar em Desinstalar. Você poderá conferir ainda nesta tela o tamanho que o aplicativo ocupa no sistema, além de poder apagar dados, cache e forçar uma interrupção do programa.

2. Mova ou reduza suas fotos

O advento da fotografia digital permite a nós tirarmos fotos quase de forma ilimitada. Entretanto, essa facilidade tem um preço: a ocupação de espaço na memória do dispositivo. E fotos podem consumir muito espaço, dependendo da resolução da sua câmera.

Por isso, uma boa ideia é usar aplicativos que fazem upload automático de fotos para a nuvem, como o Google Fotos e o Dropbox. Dessa maneira, você pode eliminar o excesso de imagens sem perder nenhuma recordação.


Além disso, é possível compactar suas imagens para que elas não ocupem tanto espaço na memória do dispositivo. Use programas como AVG Image Shrink & Share para essa tarefa e reduza as dimensões de suas fotos para que elas fiquem mais leves.

3. Mande os vídeos para as nuvens

Se fotos grandes já ocupam espaço considerável, imagine vídeos. Suas opções são: fazer upload para o YouTube de forma privada ou para aplicativos como DropBox, que aceita fazer o backup desse tipo de arquivo para a nuvem. Ou, simplesmente, apague-os.


4. Apague suas músicas

Tem muita música no seu dispositivo? Tem certeza de que escuta todas elas? Considere apagar suas músicas para liberar espaço no aparelho. Você pode ouvir suas canções favoritas através da nuvem, usando programas como Spotify, Deezer e Xbox Music.


5. Remova arquivos de downloads

Baixou algum arquivo grande e deixou-o armazenado no dispositivo? Livre-se dele. Acesse o aplicativo de download, aproveite para conferir tudo o que você tem baixado por lá e elimine o que não for necessário.


6. Encontre arquivos grandes

Alguns arquivos grandes podem estar perdidos nas pastas do seu dispositivo. Para tentar visualizar o que deve estar ocupando espaço desnecessário dentro do seu aparelho, você poderá usar um aplicativo como Disk Usage & Storage Analyzer, que é capaz de mostrar com o que o seu dispositivo está sendo ocupado.


O uso do espaço de armazenamento é exibido em gráficos que permitem a você identificar rapidamente onde estão as pastas e arquivos grandes que não precisam mais ser mantidos. Exclua tudo o que você sabe que pode ser removido, mas tome cuidado para não eliminar o que é necessário ao funcionamento dos aplicativos e sistemas.

7. Limpe o cache e apague os dados

Cada aplicativo armazena dados de uso para seu funcionamento. O Spotify, por exemplo, pode guardar uma enorme quantidade de músicas offline, gerando um enorme consumo de espaço do dispositivo. Por isso, você pode acessar as Configurações e Aplicativos para eliminar todos os dados, clicando em Apagar dados.


Também é possível remover os dados de cache que seus apps salvam para uso posterior, como gráficos, downloads temporários, músicas, entre outros. Com o tempo, esses dados podem se acumular e nem ser usados mais. Então, acesse Configurações, Aplicativos e depois toque em Apagar cache.

8. Remova os bloatwares

Bloatware é o nome dado a todos os aplicativos que são instalados de fábrica em seu dispositivo. Normalmente eles não servem para muita coisa, ou não funcionam muito bem – e o pior: não podem ser desinstalados de maneira tradicional.


Se você quiser se livrar destes aplicativos, terá que fazer o root no aparelho, uma espécie de desbloqueio que oferece mais poder ao dono do smartphone. Se ainda não fez root, poderá seguir esse tutorial de como fazê-lo. Depois que o desbloqueio for feito, basta apenas usar um app como Manager System App para remover esse tipo de aplicativo.


FONTE(S)PHONE ARENA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre isso?