sexta-feira, 21 de outubro de 2016

PANELA DE PRESSÃO: MUITO CUIDADO COM ESSA "BOMBA CASEIRA"!

5 erros que, se você cometer, sua panela de pressão poderá explodir: cuidado!

·       
ESCRITO POR TIAGO FERREIRA
 

Tente não salivar ao imaginar o barulhinho da panela de pressão e aquele cheiro delicioso de feijão fresquinho. Impossível, né? Grande aliada da comidinha caseira, a panela de pressão é responsável, entre outras coisas, por aquela carne cozida com batatas e até por ajudar a estourar mais rápido uma pipoquinha.

Entre as vantagens das panelas de pressão estão o melhor cozimento e a economia de gás, já que você pode preparar diversas iguarias em um tempo até três vezes menor do que em qualquer outro tipo de panela.

Mas, é preciso tomar bastante cuidado ao usar a panela de pressão, pois ela pode explodir. Antes de começar a usar a sua, verifique abaixo algumas dicas que podem prevenir acidentes.

Perigos da panela de pressão

Confira 5 erros comuns que podem, e devem ser evitados para não explodir a sua panela de pressão:


Cuidado com a válvula que controla a pressão

válvula de segurança da panela de pressão é aquele botãozinho que fica ao lado do pino sobre a tampa. É justamente esse pequeno dispositivo que controla a pressão da panela. De acordo com Vanderlei Atti, da comissão de estudos de Utensílios Domésticos Metálicos, do Sindicato Indústria Artefatos de Metais Não Ferrosos de São Paulo (SIAMFESP), o não funcionamento dessas válvulas é o principal motivo que faz com que as panelas de pressão explodam. Por isso, fique de olho: para estarem funcionando corretamente, as válvulas têm que estar soltando fumaça e fazendo barulho.

Substituição das válvulas

Com o tempo, é comum que as panelas de pressão apresentem problemas, como o mau funcionamento das válvulas, que pode ser percebido quando a panela parar de liberar vapor pelo pino de pressão. É preciso atenção quando for solicitar algum tipo de reparo nessas válvulas, “principalmente quando elas são substituídas por acessórios não originais. Alguns lugares, que desconhecem o funcionamento do produto, substituem até por parafusos!”, alerta Atti. Por isso é importante seguir as instruções do fabricante antes de fazer um orçamento desse tipo.

Esquecer a panela no fogo

Este é o principal motivo para que a panela de pressão cause uma tragédia na sua cozinha. Ao usar uma panela desse tipo, é necessário ficar atento para que o cozimento seja feito no tempo certo e a panela não ultrapasse o tempo limite no fogo, o que poderá gerar uma explosão. Por isso, a panela emite um alerta: a válvula de pressão começa a fazer um chiado, para sinalizar o cozimento do alimento.

Ah, antes de abrir a panela, é preciso que ela esteja fria. Por isso, algumas pessoas a colocam embaixo da água para acelerar o esfriando. Mas, atenção para não deixar o pino de pressão em água corrente. A panela não vai explodir, “mas pode representar um sério risco de queimadura para quem a está manipulando”, avisa Atti.


Chiado da panela de pressão

O tempo do chiado da panela vai de acordo com o que está sendo cozido. Uma receita com carne, por exemplo, leva mais tempo de cozimento que o feijão. Por isso é necessário ficar atento a esse tempo quando for seguir uma receita. Quanto a isso, o especialista diz que não é preciso ficar tão preocupado. “O problema maior acontece quando a panela para de chiar”, explica Atti. “Isso significa que as válvulas não estão funcionando”.

Encher a panela com mais de 2/3 de alimento ou água é perigoso

A quantidade de água e alimento dentro da panela de pressão não pode ultrapassar 2/3 da capacidade máxima da panela de pressão. Segundo Atti, esse excesso pode provocar o entupimento das válvulas e fazer com que a panela exploda, sem produzir o chiado característico do cozimento. “O ideal é sempre seguir as recomendações dos fabricantes”, recomenda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre isso?