sexta-feira, 19 de agosto de 2016

SAÚDE:PARALISIA DO SONO: AGONIA PURA!

Paralisia do sono: Você está acordado, 

mas você não pode mover

Dr. Michael J. Breus Psicólogo clínico; Specialist Board Certified sono

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Você já sofreu um episódio de paralisia do sono? Pode ser uma experiência tremendamente assustador, um você não é provável que se esqueça. Você acorda de um sono imobilizada, incapaz de mover seu corpo ou virar a cabeça. Você tenta fazer um som, mas você não pode abrir a boca. Você sente falta de ar, com uma forte sensação de pressão no peito, pesando seu corpo para baixo. Você se sente um profundo sentimento de medo ou perigo - talvez você ainda sente que há uma estranha presença na sala.
Por mais assustador que seja, paralisia do sono - uma forma de parasomnia - não é realmente perigosa, nem é tipicamente um sinal de uma doença grave. A paralisia do sono é um sintoma da narcolepsia, mas muitos casos de paralisia do sono não são uma indicação de narcolepsia ou outro distúrbio do sono. Os episódios de  paralisia do sono pode durar alguns segundos ou o tempo que alguns minutos. A paralisia do sono pode ocorrer quando você é despertado do sono, e também pode ocorrer quando você está no processo de adormecer. O que há por trás dessa experiência de sono difícil? A causa da paralisia do sono não é conhecido. Mas parece provável que muitos casos de paralisia do sono ocorrem devido a dificuldade transição entre diferentes fases do sono, especialmente se deslocam dentro e fora do sono REM.
Durante o sono REM, o corpo entra em um estado de paralisia conhecida como REM atonia . Esta é uma parte normal do estágio do sono, quando os principais grupos musculares e a maioria dos músculos voluntários estão paralisados. Uma função importante do presente paralisia pode ser a de proteger o corpo contra lesões durante o sono. REM é uma fase do sono quando grande sonho activo ocorre. Sem os efeitos paralisantes da atonia REM, poderíamos agir fisicamente em resposta a nossos sonhos. Em certos distúrbios do sono, incluindo distúrbio de comportamento do sono REM, a paralisia normal do sono REM não funciona como deveria, e as pessoas agem fisicamente - às vezes de forma agressiva e violenta - no sono.
Cientistas do sono acreditam que a paralisia do sono pode ocorrer quando as transições dentro e fora do sono REM e outras fases do sono não correram bem. A paralisia que é normalmente confinado a sono REM transborda para outras fases do sono - e se você acordar, você se torna consciente de paralisia do seu corpo, e a sensação assustadora de ser incapaz de se mover ou falar. A paralisia do sono também pode incluir alucinações. Muitas vezes as pessoas descrevem sentindo uma presença fantasmagórica no quarto com eles, bem como sentimentos de terror e os maus pressentimentos. Essas alucinações podem incluir sons estranhos e até mesmo cheiros, juntamente com sensações de queda ou de vôo. Embora os mecanismos de respiração não são prejudicados pela paralisia do sono, as pessoas às vezes se sentir ofegante, e muitas vezes sentem uma pressão pesada no peito. A experiência de paralisia do sono pode ser aterrorizante, especialmente a primeira vez que ocorre.
Se você nunca experimentou a paralisia do sono, você não está sozinho. O fenômeno é realmente relativamente comum e pode ocorrer em qualquer momento da vida. As estimativas variam muito, mas como muitos como 65 por cento das pessoas pode sofrer um episódio de paralisia do sono em algum momento de suas vidas. Às vezes, o fenômeno ocorre apenas uma vez ou duas vezes na vida de uma pessoa, enquanto outras pessoas podem ter encontros mais frequentes e regulares com a paralisia do sono. Certas pessoas são mais em risco para este distúrbio do sono assustador. Pessoas com ciclos de sono perturbado, as pessoas que já experimentaram trauma, ou que sofrem de ansiedade ou depressão podem ser mais propensos a sofrer episódios de paralisia do sono.
Nova pesquisa investiga possíveis fatores que contribuem para a paralisia do sono - e os resultados indicam que a genética pode desempenhar um papel significativo. Cientistas do Reino Unido examinaram o papel da hereditariedade na paralisia do sono entre um grupo de 862 gêmeos e irmãos. Os participantes eram adultos jovens entre as idades de 22 e 32, os quais foram incluídos no Gênesis 12-19 estudo, a longo prazo, em curso de investigação baseada no Reino Unido de genética e desenvolvimento.
Para identificar o papel que a hereditariedade pode desempenhar, os pesquisadores compararam dados sobre o sono e a incidência de paralisia do sono para gêmeos idênticos aos dados que envolvem gêmeos e irmãos não-idênticos. Gêmeos idênticos transportar quase exatamente o mesmo DNA, enquanto gêmeos e irmãos não-idênticos têm cerca de 50 por cento do DNA em comum. A análise encontrou que a genética era um fator em 53 por cento dos casos de paralisia do sono entre seus súditos.
Os investigadores examinaram esta ligação genética mais de perto, olhando para as variantes de um gene que está envolvido no controle dos ritmos circadianos, as 24 horas ritmos biológicos que ajudam a regular os ciclos de sono-vigília. Eles descobriram que as pessoas com certas variações do gene PER2 eram mais propensos a ter a paralisia do sono experiente. O estudo também constatou que as pessoas com sono interrompido, bem como pessoas que experimentaram ansiedade, eventos estressantes ou traumáticos eram mais propensos a sofrer episódios de paralisia do sono.
Estas descobertas alinhar com pesquisas anteriores sugerindo laços familiares a paralisia do sono, bem como a pesquisa que indica estresse, trauma , ansiedade e depressão fazer a paralisia do sono mais provável. Este último estudo dá nova direção para explorar mais de perto a conexão entre a paralisia do sono e os genes que impulsionam os ritmos circadianos.
Você pode ajudar a diminuir suas chances de experimentar a paralisia do sono, concentrando-se sobre os fundamentos do sono saudável: manter uma rotina de sono regular, evitando estimulantes (especialmente álcool), fazer exercícios regularmente, comer bem e evitar comer tarde da noite. Também é importante para cuidar atentamente ao estresse e à sua saúde mental. Ansiedade e depressão são comuns. Busca de tratamento para estas condições podem ajudá-lo a dormir melhor no geral, e pode ajudar a evitar a paralisia do sono.
Se você fizer experiência paralisia do sono, não entre em pânico. Lembre-se que no entanto assustadora e desconcertante, esta é uma condição temporária e inofensiva que logo vai passar. Entender o que está acontecendo com você fisiologicamente pode ajudar a evitar o pior do medo associado a este fenómeno sono assustador.
Bons sonhos,
Michael J. Breus, PhD  - www.thesleepdoctor.com
Siga Dr. Michael J. Breus no Twitter: www.twitter.com/thesleepdoctor

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