segunda-feira, 8 de agosto de 2016

KUARUP: RITUAL, TRADIÇÃO, BELEZA

KUARUP Kamaiurá
IMAGINEFILMESRJ


O primeiro Kuarup, a festa dos mortos 

Para Orlando Villas Boas, os nativos não têm nada de selvagens ou violentos. No livro Xingu: os índios e seus mitos, que escreveu com seu irmão Cláudio, ele diz que em mais de 40 anos de sertanismo nunca viu um índio discutir com outro, que eles vivem em sociedades "pacíficas e equilibradas", que lá "ninguém tem fascínio pelo poder e pela riqueza" e que o "chefe, na verdade, é um velho e suave conselheiro". Na sua opinião, "toda a estabilidade tribal, toda a coesão está assentada num mundo mítico". 

Leia a seguir o trecho do livro sobre o kuarup, tal como os índios Kamaiurá lhe narraram o mito.

Mavutsinim [o primeiro homem, o antepassado dos índios do Xingu] queria que os seus mortos voltassem à vida. Foi para o mato, cortou três toros da madeira de Kuarup, levou para a aldeia e os pintou. Depois de pintar, adornou os paus com penachos, colares, fios de algodão e braçadeiras de penas de arara. Feito isso, Mavutsinim mandou que fincassem os paus na praça da aldeia, chamando em seguida o sapo-cururu e a cutia (dois de cada), para cantar junto dos Kuarup. Na mesma ocasião, levou para o meio da aldeia peixes e beijus para serem distribuídos entre o seu pessoal. 

Os maracá-êp (cantadores), sacudindo os chocalhos na mão direita, cantavam sem cessar em frente dos Kuarup, chamando-os à vida. Os homens da aldeia perguntavam a Mavutsinim se os paus iam mesmo se transformar em gente, ou se continuariam sempre de madeira como eram. Mavutsinim respondia que não, que os paus de Kuarup iam-se transformar em gente, andar como gente e viver como gente vive. 

Depois de comer os peixes, o pessoal começou a se pintar, e a dar gritos enquanto fazia isso. Todos gritavam. Só os maracá-êp é que cantavam. No meio do dia terminaram os cantos. O pessoal, então, quis chorar os Kuarup, que representavam os seus mortos, mas Mavutsinim não permitiu, dizendo que eles, os Kuarup, iam virar gente, e por isso não podiam ser chorados. 

Na manhã do segundo dia, Mavutsinim não deixou que o pessoal visse os Kuarup. "Ninguém pode ver", dizia ele. A todo momento, Mavutsinim repetia isso. O pessoal tinha que esperar. No meio da noite desse segundo dia os toros de pau começaram a se mexer um pouco. Os cintos de fios de algodão e as braçadeiras de penas tremiam também. As penas mexiam como se estivessem sendo sacudidas pelo vento. Os paus estavam querendo transformar-se em gente. Mavutsinim continuava recomendando ao pessoal para que não olhasse. Era preciso esperar. Os cantadores — os cururus e as cutias — quando os Kuarup começaram a dar sinal de vida cantaram para que se fossem banhar logo que vivessem. Os troncos se mexiam para sair dos buracos onde estavam plantados, queriam sair para fora. Quando o dia principiou a clarear, os Kuarup do meio para cima já estavam tomando forma de gente, aparecendo os braços, o peito e a cabeça. A metade de baixo continuava pau ainda. Mavutsinim continuava pedindo que esperassem, que não fossem ver. "Espera... espera... espera", dizia sem parar. O sol começava a nascer. Os cantadores não paravam de cantar. Os braços dos Kuarup estavam crescendo. Uma das pernas já tinha criado carne. A outra continuava pau ainda. No meio do dia, os paus começavam a virar gente de verdade. Todos se mexiam dentro dos buracos, já mais gente do que madeira. Mavutsinim mandou fechar todas as portas. Só ele ficou de fora, junto dos Kuarup. Só ele podia vê-los, ninguém mais. Quando estava quase completa a transformação de pau para gente, Mavutsinim mandou que o pessoal saísse das casas para gritar, fazer barulho, promover alegria, rir alto junto dos Kuarup. O pessoal, então, começou a sair de dentro das casas. Mavutsinim recomendava que não saíssem aqueles que durante a noite tiveram relação sexual com as mulheres. Um, apenas, tinha tido relações. Este ficou dentro de casa. Mas não agüentando a curiosidade, saiu depois. No mesmo instante, os Kuarup pararam de se mexer e voltaram a ser pau outra vez. Mavutsinim ficou bravo com o moço que não atendeu à sua ordem. Zangou muito, dizendo: "O que eu queria era fazer os mortos viverem de novo. Se o que deitou com mulher não tivesse saído de casa, os Kuarup teriam virado gente, os mortos voltariam a viver toda vez que se fizesse Kuarup." Mavutsinim, depois de zangar, sentenciou:

— Está bem. Agora vai ser sempre assim. Os mortos não reviverão mais quando se fizer Kuarup. Agora vai ser só festa. 

Mavutsinim depois mandou que retirassem dos buracos os toros de Kuarup. O pessoal quis tirar os enfeites, mas Mavutsinim não deixou. "Tem que ficar assim mesmo", disse. E em seguida mandou que os lançassem na água ou no interior da mata. Não se sabe onde foram largados, mas estão até hoje lá, no Morená.


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