quarta-feira, 6 de julho de 2016

ARQUITETURA: OBRAS FANTÁSTICAS E DESLUMBRANTES

                         10 grandes obras da                     engenharia moderna
   Desde o princípio das civilizações, o homem insiste em desafiar as condições impostas pelo ambiente que nos cerca. Passando por dificuldades de caráter topográfico, climático e técnico evoluímos através das obras de engenharia, reconstruindo sempre o nosso conceito de ‘impossível’ desafiando as leis da física e do bom senso. Entre as várias grandes obras de engenharia as 10 mostradas abaixo, com certeza, merecem destaque:
Ferrovia_Qinghai-Tibet-a_ferrovia_mais_alta_do_mundopalm_jumeirah_11
Burj-Khalifa

    
    1.  Palm Islands, Dubai:   As famosas ilhas artificiais são, talvez, o maior exemplo da boa fase econômica de Dubai. Comissionadas pelo Xeique Mohammed bin Rashid Al Maktoum, a fim de impulsionar o turismo na região, as ilhas são formadas por grandes camadas de areia, retirada do fundo do mar por dragas, e rochas encaixadas por guindastes guiados por GPS de maneira a assegurar estabilidade para o complexo.


    2.  Burj Khalifa, Dubai: Ainda em Dubai, o Burj Khalifa é hoje o edifício mais alto do mundo. O edifício possui 828 m de altura com 160 andares habitáveis. Para se ter ideia do tamanho do complexo, se as vigas de aço, que foram usadas na construção, fossem unidas em linha, elas poderiam ligar o Oriente Médio aos EUA.


      3.  Ponte de Oresund, Dinamarca e Suécia: A ponte inovadora que une esses dois países é a maior do tipo rodoferroviária na Europa, ou seja, pode ser percorrida tanto por trem quanto por automóveis. Mas o que a faz destaque é o fato de imergir no mar se transformando em um túnel. A ponte-túnel foi construída em 5 anos e inaugurada em 2000, o seu custo é estimado em U$ 3 bilhões.


    4.  Canal do Panamá, América Central:  O atalho de 80 km de extensão possibilita a passagem de navios do oceano Atlântico para o Pacífico em até 10 horas, economizando 2 semanas no transporte de cargas caso as embarcações tivessem que contornar a América do Sul. Circulam pelo Canal aproximadamente 12 mil embarcações por ano.


    5.  Grand Canyon Skywalk, EUA: O mirante com piso de vidro temperado reforçado, feito em aço com 3 metros de largura e 21 m de comprimento possibilita uma vista espetacular a 120 pessoas, trazendo a estas a sensação de flutuar sobre o Rio Colorado. O mirante possui 400 toneladas de aço e foi projetado para suportar ventos de mais de 160 km/h além de contar com 1,5 m de espessura no piso de vidro.


    6.  Aeroporto Internacional de Kansai, Japão: Construído em 38 meses o aeroporto de Kansai fica localizado sobre uma ilha artificial de 1,7 km² que possui sistema anti-sísmico. Dotada de poderosos macacos hidráulicos que se ajustam de acordo com as solicitações, a Ilha foi construída sobre 1000 estacas que atravessam 30 m de água, 20 m de areia e se fixam em 40 m de rocha.


    7.  Ferrovia Xining-Lhasa, Tibet: A ferrovia que liga a província chinesa de Qinghai a Lhasa no Tibet, possui 2000 km de trilhos e atinge 5072 m acima do nível do mar em seu ponto mais alto. A ferrovia possui 675 pontes, 44 estações e 7 túneis, muitos desses em condições climáticas e topográficas totalmente hostis. A obra contou com mais de 20 mil trabalhadores e custou aproximadamente U$ 3,68 bilhões.


    8.  Eurotúnel, Canal da Mancha: O túnel que liga França e Inglaterra pelo Canal da Mancha foi escavado entre 40 e 75 metros abaixo do leito do mar e sua obra foi executada pelos dois países ao mesmo tempo. O projeto de engenharia do túnel teve uma precisão admirável pois, quando as duas frentes da construção se encontraram foi observado um desnível irrisório frente ao porte da obra. Milhares de metros cúbicos de terra foram retirados na escavação do túnel e só a costa inglesa ganhou 370.000 m² de área.


    9.  Overseas Highway, EUA: A estrada de 205,2 km corta um arquipélago de 1700 ilhas no sul da Flórida. A Oversears liga Flórida Keys ao continente e proporciona aos usuários uma vista única, além da sensação de navegar sobre o oceano.


    10.  Viaduto de Millau, França: A gigantesca estrutura de concreto e aço, atravessa o vale do Rio Tarn e possui 2460 metros de extensão. O viaduto conta com 7 pilares de concreto armado com altura entre 77 e 246 metros e possui 8 grandes vãos suportados por cabos, estes vãos variam entre 342 metros na região central e 204 nas extremidades.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre isso?