quinta-feira, 3 de março de 2016

INTELIGÊNCIA: NÃO É O Q.I. QUEM DEFINE A SUA!

Os 7 Tipos de Inteligência: 
Descobre qual é o teu!
 by mimi
tipos de inteligência
Durante muito tempo acreditou-se que a inteligência era algo que poderia ser detetada através de testes e que uma pessoa poderia ser comparada a outra através de resultados de testes de QI, o famoso coeficiente de inteligência. Porém muitos passaram a questionar o resultado dos testes de QI por que muitas vezes pessoas extremamente inteligentes obtinham baixo desempenho.
A partir de então, pesquisadores de diversas áreas procuraram entender o que vai além da inteligência demostrada em um resultado de teste e passaram a considerar outros fatores como disciplina, persistência e relacionamento interpessoal e perceberam que na verdade não existe um único tipo de inteligência e cada um tem predominantemente um tipo ou um grupo e através de prática muitas vezes pode-se desenvolver outros tipos de inteligência.
O responsável por essa teoria é o psicólogo Howar Gardner. Na sua pesquisa ele defende a existência de 7 tipos de inteligência e todas as pessoas tem um pouco dos 7 combinados dentro de si. No entanto cada pessoa tem um deles desenvolvidos de modo mais forte e que se sobrepõe sobre os outros.
Tipos de inteligência e suas características
1. Inteligência Linguística
Quem possui a inteligência linguística predominante demostra maior capacidade oral e escrita de se expressar. Normalmente elas são pessoas atentas e possuem facilidade para compreender o ponto de vista dos outros. Relacionado ao lado esquerdo do cérebro essas pessoas possuem grande facilidade de se expressar.
2. Inteligência Lógica
Pessoas com esse perfil de inteligência tem facilidade para memorização e também para lidar com matemática e lógica em geral. Elas possuem visão rápida para a solução de problemas complexos, tendo a capacidade de dividir estes problemas em problemas menores e ir os resolvendo até chegar a resposta final. Normalmente são pessoas organizadas e com grande disciplina. É uma inteligência relacionada ao lado direito do cérebro.
3. Inteligência Motora
A inteligência motora está relacionada a facilidade de expressão corporal. Além disso a pessoa possui maior noção de espaço, distância, profundidade e tamanho. Com um controle do corpo maior que o normal, esse tipo de pessoa executa movimentos complexos com enorme precisão e facilidade. É uma inteligência relacionada ao cerebelo que é a porção do cérebro que controla os movimentos voluntários do corpo. Presente em esportistas olímpicos e de alta performance garante a eles coordenação e capacidade motora.
4. Inteligência Espacial
Aqueles que possuem uma inteligência espacial mais aguçada têm uma enorme facilidade para criar, imaginar e desenhar imagens 2D e 3D. Em geral possuem grande capacidade de criação e um enorme talento para a arte gráfica. Esse perfil de inteligência tem como principais características a criatividade e a sensibilidade, sendo capazes de imaginar, criar e enxergar coisas que normalmente os outros consideram impossível.
5. Inteligência Musical
É um tipo raro de inteligência. Pessoas com este perfil tem uma grande facilidade para escutar músicas ou sons em geral e identificar diferentes padrões e notas musicais, normalmente são considerados os “ouvidos absolutos”. Eles possuem grande capacidade de interpretação das notas musicais e facilmente conseguem criar harmonias e músicas. Quem possui este tipo de inteligência pode muitas vezes aprender a tocar um instrumento sozinho a partir do simples conhecimento de uma teoria ou ouvindo uma música. Este é um dos tipos de inteligência fortemente ligado a criatividade.
6. Inteligência Interpessoal
Muitas vezes falamos que pessoas nasceram para ser líderes. Sim isso é possível e esse tipo de pessoa possui a inteligência interpessoal em destaque. Normalmente são pessoas práticas, com grande senso de responsabilidade. Ao mesmo tempo são calmos e sabem ouvir e também falar e acima de tudo usam seu conhecimento e poder para convencer pessoas. Tem facilidade de trabalhar e de identificar as qualidades das pessoas e extrair o melhor delas organizando equipes e coordenando trabalho em conjunto.
7. Inteligência Intrapessoal
A inteligência intrapessoal também está relacionada a liderança, normalmente esse tipo de pessoa possui facilidade em entender e interpretar o que as outras pessoas pensam, sentem e desejam, mas atuam de forma carismática influenciando as pessoas através das ideias e não das ações. São pessoas mais reservadas mas possuem ao mesmo tempo grande admiração do grupo. Entre os tipos de inteligência, este é considerado o mais raro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre isso?