segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

BLOQUEIO DE SMARTPHONE: MÃO NA RODA CONTRA CHAMADAS "INDESEJADAS"

App gratuito identifica chamadas e 
mensagens indesejadas
Logo WhosCall
conteúdo de responsabilidade do anunciante
POR  WHOSCALL

Sabe aquela telefonista de telemarketing que está sempre ligando para vender um plano novo de TV por assinatura? E o banco que insiste em oferecer mais um seguro? Um aplicativo gratuito para smartphone identifica essas chamadas e pode livrar você de conversas inconvenientes. O Whoscall permite bloquear o recebimento de chamadas no momento em que elas forem recebidas, basta deslizar a caixa de diálogo.
 Whoscall 1 (Foto: Divulgação)
Whoscall: aplicativo identifica chamadas e pode livrar você de conversas inconvenientes (Foto: Divulgação)

O aplicativo está disponível para sistema Android em 10 idiomas, inclusive o português, com 100% das funções. No Windows Phone e no iOS também é possível baixar, mas com funcionalidades reduzidas. 

Com busca na internet e em banco de dados, o whoscall mostra em questão de segundos quem está ligando, facilitando a decisão de aceitar ou recusar a chamada. E o número não precisa estar na sua agenda. O aplicativo tem função colaborativa. As tags criadas pelos próprios usuários ficam disponíveis para todos, fornecendo mais informações sobre o número. Assim, se você ou qualquer outro usuário marcou que determinado número é de um banco, por exemplo, será possível ver imediatamente na tela. 

Atendeu uma ligação indesejada que não estava identificada pelo aplicativo? Ajude a comunidade whoscall e faça uma tag para que os próximos a receberem chamadas ou mensagens de textos saibam quem está entrando em contato. Basta clicar no botão tag que aparece embaixo do número e escrever uma palavra-chave, como por exemplo: vendas, RH ou banco. Se você associou um número a uma operadora de celular, automaticamente a informação será compartilhada com os demais usuários do whoscall.  

É possível identificar as chamadas mesmo sem acesso à internet. A base de dados offline do whoscall é baixada para o celular e pode ser consultada a qualquer momento. Como a lista é constantemente atualizada, ficam disponíveis telefones maliciosos e indesejados, como chamada de spam, telemarketing e até fraudes e golpes. No mundo, são mais de 20 milhões de ligações filtradas e 1 milhão de chamadas maliciosas bloqueadas por usuários todos os dias. 

Criado em 2012, o app permite ainda bloquear números privados. Porém, ao bloquear uma chamada privada, o usuário não irá receber mais nenhuma chamada dessa categoria. Também é possível impedir a chegada de SMS, exceto nas versões a partir da KitKat do Android. 

Personalizado 

Ao baixar o aplicativo, a pessoa pode escolher como quer ser identificada pelos demais usuários, o que é chamado de whoscall cartão. A ativação da ferramenta possibilita a edição em seu nome pessoal ou de seu negócio. Quando alguém que também tenha o aplicativo receber sua ligação, essa descrição aparecerá.

Além disso, você pode criar grupos para facilitar o bloqueio de chamadas indesejadas. Se não quer receber ligações de telemarketing, basta inserir os números com essa tag e bloquear todos de uma vez. A criação de grupos por tags é útil ainda para buscar celulares e telefones fixos que você não queira salvar na agenda do celular, mantendo-os separados apenas no aplicativo.

É possível também personalizar e bloquear números indesejados inserindo um determinado DDD ou esse código associado aos quatros primeiros números de raiz: por exemplo 081 1111xxxx. A partir desse momento, você não receberá mais ligações dessas combinações. Para bloquear um número basta deslizar o botão lateralmente quando receber a ligação. Depois disso, essa chamada nunca mais será recebida pelo seu celular.
 Whoscall 2 (Foto: Divulgação)
No mundo, são mais de 1 milhão de chamadas maliciosas bloqueadas diariamente (Foto: Divulgação)

Windows Phone e Ios

Além do Android, agora já é possível baixar o aplicativo em outros sistemas, mas existem algumas restrições. Nos smartphones com sistema iOS é possível fazer a busca de números desconhecidos no banco de dados whoscall e favoritar os mais frequentes. O iPhone, porém, ainda não permite que o número seja identificado quando alguém liga. Para esta plataforma, ainda não foi liberada uma versão em português do app. 

Para os usuários de Windows Phone, estão liberadas a busca por números desconhecidos, a identificação instantânea de quem está ligando a partir da base de dados offline e é possível criar e visualizar as tags da comunidade. Versão em português ativa desde 26 de janeiro.
 Whoscall 3 (Foto: Divulgação)
App tem função colaborativa e a cada tag criada sabe-se, por exemplo, se um banco está ligando (Foto: Divulgação)

Links para download 
Android: glo.bo/1D2g7B2
Windows Phone: glo.bo/1D2g7B2 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre isso?