quarta-feira, 11 de junho de 2014

BELO MONTE: "DE VENTO EM POPA"

Norte Energia instala Pré-distribuidor da primeira turbina de Belo Monte
 
 Crédito: Regina Santos/Norte Energia.

A Norte Energia começou a instalar nesta terça-feira (10/6) a primeira das grandes peças da montagem eletromecânica da Usina Hidrelétrica Belo Monte, o maior empreendimento de infraestrutura em construção no Brasil. No início da tarde, uma grande operação envolvendo de engenheiros e operários deu início à descida do Pré-distribuidor da Casa de Força nº 1 do Sítio Belo Monte. Com 11 metros de diâmetro, quatro metros de altura, a estrutura de 261 toneladas foi movimentada por uma ponte rolante com capacidade de carga de até 800 toneladas. Esta foi a primeira operação deste equipamento.
 
 Crédito: Regina Santos/Norte Energia.



A operação de descida do Pré-distribuidor foi acompanhada pelo diretor-presidente da Norte Energia, Duilio Diniz de Figueiredo. O equipamento será assentado sobre o tubo de sucção da Casa de Força nº 1, onde circulará a roda da turbina que, pelo eixo, transmitirá a energia mecânica para o rotor do gerador. A operação de montagem deve ser finalizada no próximo dia 25. Quando o trabalho estiver concluído, começará a ser montada da Caixa Espiral da Unidade Geradora 1.
 
 
Crédito: Regina Santos/Norte Energia. 
O Pré-distribuidor tem forma circular e é formado por seis peças. Para chegar aos canteiros de obra em Vitória do Xingu, no Pará, foi transportado em seis carretas que cruzaram o Brasil por estrada desde Taubaté (SP). Parte do trajeto foi feito de balsa até a Estação de Transbordo de Carga da UHE Belo Monte. Com cerca de 50% das obras civis concluídas, a UHE Belo Monte já está com todos os grandes contratos assinados. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre isso?