quarta-feira, 23 de outubro de 2013

VOTO DISTRITAL: VAMOS COMEÇAR TUDO DE NOVO, DO MELHOR JEITO?

Voto Distrital  
O começo da mudança, de verdade
  



como as eleições funcionam hoje?

o sistema proporcional
O sistema eleitoral proporcional é utilizado atualmente para a composição do Poder Legislativo, com exceção do Senado Federal.
As vagas nas Câmaras de Vereadores, Assembléias legislativas dos estados, Câmara Legislativa do Distrito Federal e na câmara dos deputados são distribuídas em proporção aos votos obtidos pelos partidos ou coligações partidárias.
A partir dos votos apurados para determinada legenda, as vagas nas casas legislativas são preenchidas pelos candidatos mais votados da lista do partido ou coligação, até o limite das vagas obtidas, segundo o cálculo do quociente partidário e distribuição das sobras.

Quociente Partidário

Quociente Eleitoral

Distribuição de Sobras

em resumo


EVD01_v2como seria com o voto distrital

sistema majoritário
O sistema majoritário aplicado a vereadores e deputados é conhecido no Brasil como Voto Distrital. O voto distrital é uma espécie de voto em que o eleitor elege deputados e vereadores pelo sistema majoritário, com a divisão do território em circunscrições menores de aproximadamente mesma população.
No voto distrital, defendido pelo movimento, cada partido político apresenta um candidato por circunscrição eleitoral e o mais votado, em dois turnos, é o eleito.
Por exemplo, o estado de São Paulo tem 70 deputados federais, com o voto distrital, o estado seria dividido em 70 distritos, cada um elegendo o seu próprio deputado.
vantagens

voto direto para deputados e vereadores

aproximação entre cidadãos e políticos

Mais fácil fiscalizar e cobrar os políticos

custos mais baixos de campanha eleitoral

quero ver mais vantagens

 Voto Distrital no mundo
As principais democracias do Mundo adotam alguma modalidade de voto distrital
Mapa #EVD central de conteudo
 

França

Alemanha

Reino Unido

Estados Unidos

Canadá

Japão

Austrália

índia

desenho dos distritos

é possível desenhar os distritos sem manipulação política
Desenho dos Distritos
a pesquisa
Em pesquisa inédita promovida pelo #EuVotoDistrital e coordenada pelo Dr. Örjan Olsén (PhD Syracuse University), foi desenvolvida uma proposta de distritalização de todo território brasileiro. Apoiada em dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a pesquisa estabelece distritos para vereadores, deputados estaduais e deputados federais.


Equipe

Critérios

Objetivos

Conclusões

Resposta a Críticas

não é um sistema perfeito. é um sistema melhor.
Quando se fala em Voto Distrital, é possível ouvir alguns contra-argumentos. O que é ótimo, pois senão não haveria debate. Para você que quer se inteirar da conversa, o #EVD selecionou respostas às principais críticas. Lembrando sempre que, em caso de dúvida, estamos abertos ao debate; basta enviar a sua mensagem na parte inferior deste site.

Paroquialismo

Bipartidarismo

Subrepresentação de Minorias

desenho dos distritos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre isso?