terça-feira, 15 de outubro de 2013

ALIMENTAÇÃO: SUPERMERCADO DE ALIMENTOS VENCIDOS NOS EUA?

Nota 20 ok

Pode parecer absurdo, mas o idealizador da ideia, Doug Rauch, tem bons argumentos. Nos EUA, 40% da comida vai para o lixo – no campo, nos supermercados e nas casas – e 90% da população joga fora os alimentos antes que a data de validade expire.

Os números são de uma pesquisa da Universidade de Harvard e estimularam Rauch a criar o projeto“The Daily Table”, cujo objetivo é redirecionar produtos perfeitamente comestíveis pouco após a data de validade vencer. A ideia é abrir uma loja em 2014 que irá preparar e embalar comida a preços muito baixos, especialmente frutas e verduras “feias”, que a maior parte das pessoas rejeita.

Segundo ele, o The Daily Table é uma mistura de supermercado com restaurante, que oferecerá produtos mais saudáveis para competir (em preço) com os fast-food. As mercadorias comercializadas nas gôndolas serão indicadas para consumo rápido ou imediato.

Em entrevista à rádio NPR, Rauch diz que esta é uma forma de “trazer nutrição acessível para a população que precisa pagar mais barato para se alimentar”. A pergunta que todos devem estar se fazendo: é seguro comer alimentos “teoricamente” vencidos? Ele responde: “Absolutamente. Se um produto mostra a validade 1 de outubro e estamos em 2 de outubro, a maioria das pessoas não percebe que se pode comer”. E como evitar que os clientes tenham nojo ou receio? “A questão é realmente como você vai falar e educar. Estamos falando de tomar e recuperar alimentos. A maior parte do que vamos oferecer são frutas e legumes que têm um prazo de validade que pode ser estendido por vários dias”.

De acordo com Rauch, trata-se de tentar resolver um grande desafio social com uma abordagem inovadora. O que você acha da ideia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre isso?