terça-feira, 17 de abril de 2012

A ORIGEM DO NOME ALTAMIRA, CIDADE DO PARÁ


QUAL A ORIGEM DO NOME ALTAMIRA, CIDADE DO PARÁ ONDE ESTÁ SENDO CONSTRUIDA A USINA DE BELO MONTE?


Existem duas informações sobre a origem do nome Altamira:

Altamira nos anos 40, vendo-se o pouso do avião Catalina nas águas do rio Xingu




























a     

    A primeira informação contida na obra de Castelo Branco, diz que Pedro de Oliveira Lemos ( que em 1912 foi o primeiro intendente de Altamira ) fora o primeiro morador do local e em parceria com José Porphírio deu-lhe o nome de Altamira em 1894. A origem da fonte de Castelo foi um artigo no Jornal Folha do Norte de 1º de janeiro de 1.940. Contudo a informação do jornal tem erros, já que diz que Porphírio chegou à região em 1.900, na verdade já estava desde 1.896, quando adoentado, recebeu Coudreau em Vitória. Então a informação não possui confiabilidade.

    A segunda informação provém da tradição oral que diz que foi o Coronel Gayoso, o fundador da cidade, que a denominou de Altamira e estava diretamente relacionada com a cidade de Altamira na Espanha. Estas mesmas fontes indicavam que Gayoso, por ser um rico comerciante, viajava para a Europa e numa de suas viagens conhecera ou ouvira falar das cavernas recém descobertas daquela cidade, que continham pinturas rupestres pré-históricas admiráveis, razão pela qual passou a chamar a área próxima de sua propriedade de Altamira, onde moravam seus escravos.

Relata Ubirajara Marques Umbuzeiro:

“Quem deu o nome a Altamira foi  Coronel Gayoso, e o nome é relacionado diretamente com a cidade espanhola de mesmo nome, pois Gayoso era um rico comerciante e viajara para a Europa diversas vezes e numa dessas viagens, de algum modo, tomou conhecimento de Altamira e suas cavernas recém- descobertas e se encantou com elas.”

Altamira, nos dias atuais


As informações recebidas por Ubirajara Marques Umbuzeiro de antigos moradores sobre a origem do nome da cidade, anes que se soubesse que Gayoso fora o fundador, foram corroboradas com as informações sobre a fundação da cidade,  descobertas em 2011, atestando que, além de fundador, Gayoso era realmente um homem de posses, conforme observado pessoalmente pelo explorador Karl Von Den Steinen em 1.884, além de aparentar ser um homem culto pelo que se observa de suas cartas para o Presidente da Província relatando a abertura da sua estrada cortando a Volta Grande. Portanto a segunda informação é de maior confiabilidade e pode ser provada com maior exatidão, pelos motivos já citados, principalmente pelo fato de que Gayoso chegou à região antes de Pedro Lemos e Porphírio e fora o fundador da cidade.

Texto extraido da obra: “Altamira e Sua História, de Antônio Ubirajara Bogéa  Umbuzeiro e Ubirajara Marques Umbuzeiro,  4ª edição revista e ampliada, 2012,  Belém-PA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre isso?